Aspectos Gerais do Câncer do Colo do útero

A Neoplasia Intra Cervical (as três primeiras letra formam a sigla NIC) é a segunda neoplasia mais comum entre as mulheres de todo o mundo sendo somente precedido pelo câncer de mama. Atualmente este tipo de tumor é considerado como uma doença sexualmente transmitida e foi o primeiro tumor sólido associado à infecção viral (HPV). É classificado como NIC I, II e III nos estágios iniciais, onde o NIC III corresponde ao carcinoma in situ que não tem poder de invasão dos tecidos vizinhos. O próximo estágio corresponde ao carcinoma invasor que não somente tem a capacidade de acometer os tecidos ao redor, como de formar metástases a distancia em outros órgãos. Incidência:- mais frequente nos países em desenvolvimento onde ocorrem cerca de 80% dos casos. No Brasil é o terceiro tipo de neoplasia mais comum. A relação do câncer de colo uterino com a infecção pelo HPV (Papiloma vírus humano, particularmente os tipos 16 e 18) é bem estabelecida. Neste sentido, por ser uma infecção sexualmente transmissível, acaba por afetar principalmente mulheres jovens com vida sexual ativa, sendo mais prevalente abaixo dos 25 anos e declinando gradativamente até os 55 anos.

Fatores de Risco

• O principal fator de risco para o câncer do colo uterino é a Infecção persistente por HPV. Detectou-se a presença do DNA do vírus em 99,7% dos tumores de colo uterino, indicando uma relação de causa-efeito do mesmo.
  • Vários parceiros sexuais aumentam a probabilidade de infecções recorrentes por HPV.
  • Infecções associadas tais como clamídias e herpes, aumentam a possibilidade de evolução para o câncer.
  • Outros fatores tais como uso prolongado de anticoncepcionais orais, tabagismo e obesidade são relacionados ao câncer de colo uterino, mas em menor proporção.