Diagnóstico Intervencionista Direcionado por Imagem ( Biópsias)

MESA DE ESTEREOTAXIA

Trata-se basicamente de uma mesa totalmente automatizada que dispõe de um mamógrafo horizontal, acoplado a um sistema computadorizado de localização, que permite o cálculo exato das coordenadas do local da lesão, em tempo real. O intuito, é o de se introduzir agulhas, sondas de aspiração e marcadores, permitindo a realização de procedimentos intervencionistas de diagnóstico e tratamento. O exame é realizado com a paciente deitada em posição ventral.

PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA

Diagnóstico intervencionista muito simples e de baixo custo, realizado com anestesia local, que visa retirar células para se avaliar somente benignidade ou malignidade, sem a preocupação de definição exata do tipo de tumor caso seja positiva. Pela qualidade do material retirado, nem sempre esta definição é possível. Pode ser orientado tanto pela ultrassonografia, como pela mamografia estereotáxica ou ressonância magnética.

BIÓPSIA DE FRAGMENTOS (CORE NEEDLE BIOPSY)

Basicamente similar à punção, também realizada com anestesia local, este procedimento visa à retirada de pequenos fragmentos para estudo histopatológico, com a diferença que a quantidade de material retirado é maior e consequentemente o diagnóstico mais preciso, principalmente no que tange ao tipo do tumor. Orientado por ultrassonografia, mamografia estereotáxica ou ressonância magnética.

BIÓPSIA DE FRAGMENTOS ASSISTIDA A VÁCUO (MAMOTOMIA)

O nome adequado a ser utilizado é o que está descrito no titulo. O nome mamotomia é utilizado somente no Brasil e deriva da marca do primeiro equipamento criado para tal (Mammotome). Este exame incorpora as vantagens da aspiração a vácuo com a retirada de fragmentos maiores do que na Core NeedleBiopsy, aliado a uma maior rapidez na realização do procedimento, com sangramento menor e material retirado de melhor qualidade. É o método soberano para o estudo de microcalcificações agrupadas e também realizado com anestesia local. Pode ser orientado pela ultrassonografia, mamografia estereotáxica e ressonância magnética.