Bate papo com o Prof.Dr. José David Kandelman.
Para a campanha de conscientização deste Outubro Rosa, tivemos um bate papo com o Prof.Dr. José David Kandelman.
Neste trecho ele explica quais são as principais causas do Câncer e desmistifica algumas das concepções incorretas sobre o surgimento desta condição em um indivíduo.
Assista o vídeo e entenda mais!
Pergunta que as pessoas sempre fazem quando quando o paciente chega no consultório do oncologista, eu não sou oncologista clínico, sou cirurgião oncológico, mas a primeira pergunta que o paciente faz é:
Doutor da onde vem esse meu câncer?
Por que que eu tô com câncer?
Eu comi errado?
O que eu fiz de errado que eu estou com câncer?
A explicação é sempre assim, todo mundo quer saber porque está com câncer e de onde vem o câncer.
Então o câncer é uma doença multifatorial, temos que entender isso.
Se você quiser simplificar essa equação para explicar pro leigo o que que é um câncer, o câncer é provocado em primeiro lugar pela genética, você pode chamar isso de predisposição, mutação pela genética ou seja pela herança que o indivíduo recebeu dos seus antepassados, e pelo meio ambiente
Sendo que a genética é muito mais importante do que o meio ambiente, aí você pode me perguntar mas o indivíduo fez um estudo genético e diz que ele não tem nenhuma mutação.
É verdade, mas ele tem uma predisposição. Essa predisposição ela é definida por uma série de pequenos fatores genéticos que ele recebeu de herança que em conjunto vão dar para ele uma maior possibilidade de ter um câncer.
O meio ambiente funciona como um gatilho, ele funciona como um uma coisa cutucando a genética para fazer que o indivíduo tenha um câncer, por exemplo.
Então quando eu falo aqui o cara que tem uma mutação o paciente que tem uma mutação genética, ele tem um gene defeituoso.
Esse indivíduo vai ter câncer em algum momento da sua vida, mas mesmo que ele não tenha um gene defeituoso, vamos chamar esse gene de um bandido muito bem armado, que vai dar um tiro no indivído, e se ele não tem esse gene defeituoso ele tem uma série de pequenos defeitos genéticos que em conjunto viram um bandidos
Então um grupo de crianças podem matar uma pessoa do mesmo jeito como um adulto.
Se a gente não conhece tudo, é a nossa própria ignorância, nós ainda não conhecemos todo o genoma humano não conhecemos tudo, a cada ano tem um banco de dados internacional, a cada ano vão se agregando novos conhecimentos, novos genes estão aparecendo como bandidos.
A gente está conseguindo detectar eles e tomar determinadas condutas em relação a pacientes de risco
E o meio ambiente? O meio ambiente é o cutucador, o que estimula, entenda-se como meio ambiente tudo.
Então pro câncer de pele, por exemplo, o sol é um fator ambiental horrível, o indivíduo que trabalha debaixo da terra, numa mina, no metrô, qualquer coisa que o valha, aquele ambiente fechado, o indivíduo que mora numa cidade poluída como São Paulo, por exemplo, tem mais chance de ter câncer de pulmão do que o indivíduo que mora lá no meio do Amazonas.
Então tem uma a limpeza no ambiente, se no Amazonas as coisas também não estão poluídas em alguns lugares.
Então o meio ambiente é tudo, tudo que o indivíduo come, tudo que o indivíduo bebe, tudo que o indivíduo sente no dia a dia, tudo que ele ingere, tudo que ele coloca de errado no seu corpo, os hormônios que ele ingere.
Todo mundo fala do câncer de mama que daqui a pouco nós vamos falar melhor.
O câncer de mama é um câncer que está diretamente relacionado a ingestão de hormônio, hoje em dia basicamente todas as carnes tem hormônios.
A gente sabe que os animais são engordados artificialmente para poder e engordar mais rapidamente, o frango que deveria demorar 3S meses para ficar adulto, ele com hormônio fica adulto em duas semanas.
Você está está ingerindo aquela quantidade de hormônio, aí começa aquela história, vou comer mais natural, eu vou comer o frango que é de granja, é de de galinheiro.
Então basicamente é isso, hoje em dia a gente come uma quantidade enorme de alimentos ultraprocessados, esses alimentos ultraprocessados eles têm carcinógenos.
Então aí você me perguntou, adianta eu comer saudável? Todo mundo sabe o que que é comer saudável eu não preciso dizer para você o que é comer saudável, todo mundo sabe que se você comer fibras, se você comer frutas, se o seu prato for um prato bem colorido, frutas, verduras, cereais e tal, você vai estar comendo bem, você está comendo pouca carne, está comendo mais peixe, está fazendo uma dieta mediterrânea por exemplo então todo mundo sabe o que tem que fazer para comer certo.
Mas comer certo não salva a vida do paciente, infelizmente, tem o fator genético que pesa muito mais do que o fator ambiental, são as duas coisas, se o indivíduo tem uma boa genética e come bem ele vai viver muitos anos, mas se qualquer um dos dois fatores ficar completamente desbalanceado ele pode ter ou vai ter câncer.
Uma outra coisa que tá acontecendo é o fato de que é um conceito errado que as pessoas tem é que a minha avó teve câncer, mas ela já era velhinha, como quem diz, velho não tem câncer, é exatamente o contrário.
Quanto mais tempo você vive maior a sua chance de ter câncer.
Por quê? Porque você tá mais tempo sujeito ao meio ambiente e a sua genética tem tem mais tempo para aparecer, aquele indivíduo que tem lá um gene ou uma sujeira de gene de câncer de próstata, ele não vai ter câncer de próstata aos 40 anos de idade aos 35 porque não é agressivo não é genético forte, mas vai ter aos 80, então quanto mais tempo você vive maior a chance de você ter câncer
Infelizmente essa é a realidade.
Prof.Dr. José David Kandelman
CRM 22286
RQE 3958/ 39581