Câncer de corpo uterino

Qual a diferença entre câncer de colo de útero e de corpo uterino ou de endométrio?

Em Câncer de corpo uterino são áreas diferentes do mesmo órgão, que podem ter câncer, cada uma delas com suas características individuais. O câncer do colo do útero e mais frequente nas mulheres mais jovens, associado às infecções pelo HPV mal tratadas em mais de 90% dos casos, facilmente diagnosticado pelo Papanicolaou, que é um exame simples, que, se realizado anualmente, salva milhares de vidas, pois o diagnóstico fica sendo precoce e de fácil tratamento. O câncer de endométrio, apesar de poder se manifestar em qualquer idade, é mais frequente nas mulheres após a menopausa e o sintoma mais comum é o sangramento em mulheres que já não menstruam há anos.

Sarcomas uterinos

Os sarcomas são 3 a 5% dos tumores uterinos. Não há fatores de risco. Pequeno numero de pacientes tem historia de irradiação pélvica prévia.

Sintomatologia:– podem estar presentes sangramento genital, rápido crescimento uterino, dor e peso abdominal.

Tratamento:- eminentemente cirúrgico, visto que pelo caráter de disseminação hematogênica, a radioterapia tem pouca ação, a não ser como controle local. A quimioterapia e a hormonioterapia podem ser consideradas em alguns casos.