Os equipamentos de laser estão disponíveis no mercado mundial há muitos anos. São muitas as aplicações em Medicina. Basicamente o Laser é um equipamento que emite um feixe de luz concentrada, e dependendo da potência, tamanho do foco e tempo de exposição, pode atingir áreas superficiais ou profundas. Pelo fato de se tratar de energia luminosa, pode inclusive atravessar alguns tecidos, dependendo da espessura, atuando até mais profundamente, sem danificar a superfície.
É amplamente utilizado em Oftalmologia, Dermatologia, Otorrinolaringologia e Ginecologia entre outras. Pode ser facilmente acoplado a instrumentos que tem fibra óptica, podendo atingir inclusive as cavidades cerebral, torácica e abdominal através destes equipamentos. Em Ginecologia o Laser é amplamente utilizado acoplado a equipamentos de Laparoscopia e Robótica, facilitando procedimentos, tais como na erradicação de focos de endometriose intra pélvicos. Sua utilização nas infecções provocadas pelo virus HPV é fundamental, já que acoplado a um Colposcópio, pode erradicar lesões pré malignas em todas as áreas como o colo uterino, vagina e vulva.
É mais eficiente do que a eletrocoagulação, visto que atinge profundidade maior na lesão tratada, sem provocar danos nos tecidos vizinhos, pela sua alta precisão, com menor sangramento, cicatrização melhor e mais rápida, e, principalmente com um pós operatório praticamente indolor, particularmente nas lesões vaginais e vulvares.