Todo dia é Outubro Rosa!
[Música] meu nome é José Davi Kandelman comecei a minha vida profissional como ginecologista obstetra, aproximadamente 30 anos atrás eu fui convidado para montar o serviço de biópsia no laboratório CURA, no começo existe um poucos laboratórios que faziam esse tipo de procedimento, o cura foi um deles
Num determinado momento da minha vida a gente descobriu que naquela ocasião eu yinha mais ou menos 10 mil monotonias feitas e eu era o médico que mais monotomias tinha feito na América Latina
Na Organização Mundial de Saúde fez a sua estatística do Câncer do ano de 2021 e desde 2021 o câncer de mama passou o seu primeiro câncer da população mundial e antes era o de pulmão.
Mama era o segundo, era o primeiro da mulher mas o segundo da população como um todo, hoje mama é o primeiro da população como um todo e é o câncer que mais mata
Não pela agressividade mas sim pela incidência.
Falando em termos de tratamento do câncer de mama você basicamente tem quatro formas de tratamento que são a cirurgia, radioterapia, os tratamentos quimioterápicos que você considerar juntos tratamentos imunoterápicos que são mais recentes e ao hormônio terapia
Cirurgia e radioterapia são tratamentos locais
Quimioterapia e hormônio terapia são tratamento sistêmicos tratamento do corpo inteiro.
Então se o problema é só local você vai tratar problema só localmente e é mais radioterapia e tem vários trabalhos mostrando.
Tirar só o tumor, quer dizer uma cirurgia parcial enterectomia uma setotectomia mais radioterapia tem melhores resultados futuros do que mastectomia sem radioterapia, então a radioterapia ela é muito mais abrangente em termos de campo do que a própria cirurgia.
Se para acompanhar o tratamento você tem aí depois um controle do paciente basicamente laboratorial, paciente vai nos primeiros cinco anos a gente recomenda que o paciente está sendo semestralmente ao consultório e depois de cinco anos ele volta ao controle normal anual.
Falando dos exames relacionados a mama, mamografia, ultrassonografia e ressonância.
A mamografia isoladamente diagnostica 90% dos tumores
A ultrassonografia isoladamente degnostica 50%
A ressonância isoladamente diagnostica 70%
Mamografia mais ultrassom juntos 95% dos tumores, que são exames fáceis e de custo baixo e 95% de Diagnóstico, se você colocar ressonância no bolo os três juntos da 98% de diagnóstico.
Diagnóstico precoce ele é a chave para pessoa não morrer de câncer.
As mulheres têm que entender que todo dia é Outubro Rosa, não pode lembrar da mama só em outubro, tem que lembrar da mama todo dia.
Basicamente é isso, esses são os exames mais importantes para o diagnóstico do Câncer de Mama. [Música]
Prof.Dr. José David Kandelman
CRM 22286
RQE 3958/ 39581